O que é SD-WAN e como ele funciona?

Por que é tão difícil achar uma explicação simples do que é SD-WAN?

Calma! Vamos tentar explicar de maneira simples…. Apesar da tecnologia SD-WAN já estar disponível no mercado já algum tempo, ainda é pouco difundida e pouco utilizada.

De maneira sucinta o SD-WAN é uma rede de longa distância definida por software (SD-WAN) é um abordagem baseada em software para as empresas utilizarem e gerenciar mais de uma conexão de rede externa, como MPLS, banda larga e fibra óptica em um determinado local com base em seu desempenho.

Na pratica o software do SD-WAN irá definir qual o melhor link e o administrador da rede pode escolher qual aplicação será utilizada em cada link, exemplo;

 

  • Link 01 (Link Dedicado 100 Mbps) – Tráfego de Voz prioritário
  • Link 02 (Link Banda Larga Fibra Óptica 300 Mbps) – Navegação, Redes Sociais e Rede Wi-Fi
  • Link 03 (Link 3G/4G) – Link para redundância e failover em caso de queda dos dois links principais, priorizar acesso externo e tráfego de voz

 

Além disso o SD-WAN pode otimizar a conexão entre filiais e reduzir custo com contrações de Links MPLS ou Lan-to-Lan, gerando em segundo túneis de Auto VPN entre essas localidades com conexões altamente seguras e estáveis.

No passado, as empresas dependiam muito de links WAN premium, como MPLS, para garantir conectividade altamente previsível e confiável. No entanto, como o consumo de largura de banda continua a aumentar com mais dispositivos, maior uso de aplicativos em nuvem e vídeo streaming, links MPLS estão excedendo a capacidade para a qual foram projetados. Links de baixo custo, como banda larga e fibra, amadureceram para agora têm a confiabilidade e o tempo de atividade para serem opções viáveis ​​para fornecer capacidade de largura de banda adicional ou, em alguns casos, para substituir MPLS completamente.

 

E como tudo isso funciona ?

Como já falamos o SD-WAN é um software, desta forma ele pode ser instalado em um hardware ou instalado em um servidor em nuvem, mas a aplicação é muito mais facilmente encontrada em appliances (hardware) dos principais fabricantes de tecnologia do mercado. A ITS Online Telecom Services em seu papel como operadora SCM elegeu como parceira a Cisco Meraki para fornecimento da solução SD-WAN em seus serviços de conectividade, a Cisco é uma das maiores empresas do mundo fabricante de soluções para rede, roteamento e comunicação e sua linha Meraki nos entrega a mais alta tecnologia em software e com alta qualidade de construção de seus equipamentos, falando em Cisco Meraki estamos falando em tecnologia de ponto, qualidade de hardware, e excelência em serviços,

Abaixo deixamos alguns exemplos de appliances que com SD-WAN embarcados;

Cisco Meraki MX-64, é um appliance de entrada destinado a pequenos negócios com até 50 usuários. Ele é capaz de gerenciar até três links de internet, sendo um deles com conexão via moldem 3G/4G.

Cisco Meraki MX-84, é um appliance de médio porte para uso em rack, com capacidade para atender até 200 usuários. Suporte para links com banda 500 Mbps, com conexões SFP e  10× GbE, além da conexão USB 3G/4G. E possibilita túneis VPN com taxa máxima de transferência de 250 Mbps.

 

E aqui temos o poderoso Cisco Meraki MX-250 destinado a grandes empresas, ou um campus, utilizado como um concentrador. Possuí interfaces SFP+ WAN de 10 G para conectividade de alta velocidade, e interfaces de fibra e cobre de 1G/10G para conectividade de LAN flexível. 

Ventoinhas e fontes de alimentação redundantes, e um número máximo de 2.000 usuários recomendado. Preparado para links de até 4 Gbps e com taxa máxima de transferência nos túneis VPN de 1 Gbps.

Alta capacidade de gerenciamento de tráfego, aliando a tecnologia SD-WAN as proteções de um firewall de última geração.

 

Converse com um de nossos especialistas!

Nossa equipe de especialistas em segurança digital está pronta para te atender e tirar todas suas dúvidas sobre essa solução, Consultoria sem custo para avaliação da melhor solução e adequação no ambiente do cliente.

Clique aqui!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *