O que é SLA?

Acordo SLA

Service Level Agreement

Respondendo diretamente, SLA é a sigla em inglês de “Service Level Agreement”, em português Acordo de Nível de Serviço (ANS).

As vezes observamos a sigla em português em alguns contratos, porém encontramos com mais frequência a sigla SLA.

O SLA é o acordo entre contratada e contratante delimitando as responsabilidades e o nível de serviço que está sendo ofertado e contratado.

Para que serve o SLA?

O SLA serve com índice para definir um nível de serviço, uma vez definido é possível comparar entre uma proposta e outra e identificar qual é o melhor serviço ou qual atende melhor sua demanda.

Também serve para controlar durante a execução do serviço se o nível de qualidade e responsabilidade está sendo cumprido.

Trazendo para nosso mercado “Telecom”, utilizamos o SLA para medir e garantir a disponibilidade dos nossos serviços de conectividade como o Link Dedicado.

Por exemplo, contratando o serviço de Link IP Dedicado da ITS Online Telecom, nosso cliente conta com o SLA de 99,7% de disponibilidade, ou seja, estamos garantido que em 365 dias, o cliente terá seu Link Dedicado disponível para uso 99,7% deste tempo.

Como calcular o SLA do meu Link de internet ?

O SLA pode ser calculado da seguinte forma falando em disponibilidade;

365 dias x 24 horas = 8760 horas

Disponibilidade Ofertada = 99,7% | Indisponibilidade = 0,03%

8760 / 0,997 – 8760 = 26,359 horas de indisponibilidade.

8760 – 26,359 = 8.733,641 horas de disponibilidade.

Concluímos que esse Link deve estar disponível “online” 363 dias e 21 horas e 38 minutos e 46 segundos para estar dentro do SLA ofertado e contratado.

Mas SLA é um índice que pode medir e regular diversos parâmetros de um contrato, e o calculo pode ser mais simples, por exemplo;

Um serviço de atendimento de urgência, que após acionado o prestador tem até um determinado tempo para atender a solicitação. e se não atender nesse prazo, o servidor está desrespeitando o SLA contratado.

Devo levar em consideração o SLA na contratação de Link Dedicado?

Com certeza ! Mas como sabemos internet não é tudo igual e também devemos saber que Link Dedicado ou IP Dedicado também não é tudo igual.

Sempre que estamos contratando um serviço de conectividade como o Link Dedicado, devemos observar os parâmetros como o SLA que está sendo contratado.

Se não, corremos o risco de estar contratando um serviço com um valor mensal menor, porém que entrega anualmente menos tempo de serviço disponível, e um nível menor.

Por exemplo a operadora “X” oferece;

  • Link Dedicado de 100 Mbps, FullDuplex, com um SLA de 99,5% de disponibilidade e com um tempo de recuperação (MTTR) de até 6 horas.

Já a ITS Online Telecom oferece;

  • Link IP Dedicado de 100 Mbps, FullDuplex, com um SLA de 99,7% de disponibilidade e com um tempo de recuperação (MTTR) de até 4 horas.

Podemos dizer que os serviços são iguais? Que entregaram o mesmo resultado?

A resposta é não!

O serviço da ITS Online Telecom tem um SLA melhor, entrega mais disponibilidade!

E em caso de alguma falha temos um tempo de recuperação menor. Ou seja, levaremos menos tempo para solucionar o problema e reestabelecer o Link.

A ITS Online Telecom pode me ajudar?

Claro!

Podemos sem custo analisar seu contrato de link dedicado atual, e então orientar se esse nível de serviço atende sua demanda.

Entre em contato aqui!

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