Qual a diferença entre Link Dedicado e Banda Larga?

A internet é muito importante no dia a dia das pessoas, atualmente não conseguimos viver mais sem uma conexão com o mundo digital, não é mesmo? Por isso resolvemos expor as diferenças entre um Link Dedicado e uma Banda Larga.

Sentimos a necessidade de estarmos conectados, em poucos segundos enviamos uma mensagem por WhatsApp ou postamos novas fotos no Instagram ou checamos nosso e-mail particular.

E quando falamos no dia a dia das empresas?

Ai neste caso a internet é essencial, torna-se um item indispensável na operação de qualquer empresa, e dependendo do ramo de atividade e da operação interna da empresa em si a internet não pode falhar um só segundo, neste ponto é inevitável a utilização de um Link Dedicado ou até dois funcionando como redundância.

Mas qual a diferença de Link Dedicado e Banda Larga? Falaremos abaixo;

Internet Banda Larga

A conexão banda larga é a mais utilizada pelos usuários residenciais, sua principal diferença é a infraestrutura compartilhada entre os clientes da operadora onde ela se encontra disponível, tornando-a uma conexão pouco estável que sofre com oscilações dependendo da quantidade de usuários conectados naquela mesma rede.

Outro ponto importante da conexão Banda Larga pouco divulgada aos consumidores são as garantias de entrega do serviço, ou seja, as operadoras que vendem Banda Larga por regulamento da ANATEL podem entregar somente 40% da banda contratada como podemos observar no site da agência;

Visite, http://www.anatel.gov.br/consumidor/banda-larga/direitos/velocidade-de-conexao

Devemos citar também o tempo de reparo que no caso da internet Banda Larga são de até 48 horas, por exemplo, o cliente pode ficar até dois dias sem internet.

A internet banda larga tem como característica a diferença entre as velocidades de Download e Upload, sendo que a Banda Larga entrega uma conexão com mais banda de Download que é utilizada para a recepção de dados do que a banda de Upload que é consideravelmente menor e utilizada para o envio de dados, diferente de um Link Dedicado.

Podemos observar esse fato em um teste SpeedTest realizado em uma conexão Banda Larga com banda contratada de 30 Mbps entregue em fibra óptica;

SpeedTest, conexão banda larga com 30 Mbps contratado

Link Dedicado

Observamos que a conexão Banda Larga pelas características apresentadas não é a melhor escolha para uma empresa, no caso de utilização corporativa o ideal é a utilização de um Link Dedicado.

O serviço conta um nível de garantia muito maior, e a ITS Online Telecom Services destaca em contrato essas garantias um diferencial nosso no mercado.

O Link Dedicado é uma solução de conectividade segura, entregando uma conexão onde apenas um usuário está conectado, um caminho livre entre você e a internet.

Esse serviço não sofre com a quantidade de clientes conectados na mesma rede, pois cada cliente tem um canal direto e exclusivo com a internet, por isso chamado de Link Dedicado.

A banda contratada é 100% entregue, por exemplo, o cliente que contratou 30 Mbps ele vai receber 30 Mbps efetivamente e não apenas uma porcentagem disso.

Já as bandas de Download e Upload são simétricas isso é chamado de Link Full Duplex, o cliente recebe a mesma banda de down e up.

Vale ressaltar que para o uso corporativo a banda de Upload tende a ser muito mais importante que a abanda de Download, para exemplificar esse cenário podemos citar alguns exemplos; no dia a dia de uma empresa ela utiliza sua conexão de internet para enviar e-mails, documentos, acessar sistemas em nuvem como ERP ou ambientes virtuais, fazer conferências por Skype.

Todas essas atividades utilizam a banda de Upload, desta forma evidenciando a importância desse fator para a produção e performance de seus colaboradores. Mais um ponto a favor do Link Dedicado que garante 100% da banda de Upload.

Como podemos observar em um teste SpeedTest realizado em um Link IP Dedicado com banda contratada de 30 Mbps x 30 Mbps entregue em rádio digital;

O Link Dedicado conta também com uma garantia de disponibilidade, o que chamamos de SLA Service Level Agreement que é a métrica utilizada para medir a qualidade e disponibilidade de um serviço como o de conexão do Link Dedicado, no caso da ITS Online Telecom Services nosso SLA é de 99,7% isso garante um serviço de alta qualidade com pouquíssima probabilidade de falha.

O Link Dedicado oferece outras vantagens técnicas que são utilizadas por muitas vezes por clientes corporativos, são elas;

IP Fixo, sua empresa recebe que serão exclusivos e permitem a criação
de servidores internos e serviços de criptografia, diferente da Banda Larga que recebe IP Dinâmico.

Possibilidade de contratação de um Link “Lan to Lan” uma conexão direta e com um custo menor entre a matriz e a filial de sua empresa.

Utilização de telefonia sobre IP, VoIP, um serviço de voz mais moderno com um custo muito mais atrativo, porém demanda uma conexão estável e de alta qualidade como o Link Dedicado.

Link Dedicado ou Banda Larga, afinal?

Essa escolha vai depender muito da característica de operação da sua empresa, mas temos um bom indicador…

O quanto a internet é essencial para operação da minha empresa?

Se a resposta for; muito! Se ao pensar que sem internet sua empresa vai parar, seus colaboradores não terão o que fazer.

É importante lembrar que a qualidade da conexão pode influenciar e muito na produtividade de seus colaboradores então pense quanto custo o minuto daquela pessoa esperando um sistema em nuvem carregar, ou um upload de uma ordem de serviço ou um e-mail que não chegou a tempo para meu cliente.

Se tudo isso faz a diferença para seu negócio… Então a melhor solução é um Link IP Dedicado da ITS Online Telecom Services, entre em contato conosco que iremos te ajudar.

Entre para nossa rede 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *