Service Level Agreement
Respondendo diretamente, SLA é a sigla em inglês de “Service Level Agreement”, em português Acordo de Nível de Serviço (ANS).
As vezes observamos a sigla em português em alguns contratos, porém encontramos com mais frequência a sigla SLA.
O SLA é o acordo entre contratada e contratante delimitando as responsabilidades e o nível de serviço que está sendo ofertado e contratado.
Para que serve o SLA?
O SLA serve com índice para definir um nível de serviço, uma vez definido é possível comparar entre uma proposta e outra e identificar qual é o melhor serviço ou qual atende melhor sua demanda.
Também serve para controlar durante a execução do serviço se o nível de qualidade e responsabilidade está sendo cumprido.
Trazendo para nosso mercado “Telecom”, utilizamos o SLA para medir e garantir a disponibilidade dos nossos serviços de conectividade como o Link Dedicado.
Por exemplo, contratando o serviço de Link IP Dedicado da ITS Online Telecom, nosso cliente conta com o SLA de 99,7% de disponibilidade, ou seja, estamos garantido que em 365 dias, o cliente terá seu Link Dedicado disponível para uso 99,7% deste tempo.
Como calcular o SLA do meu Link de internet ?
O SLA pode ser calculado da seguinte forma falando em disponibilidade;
365 dias x 24 horas = 8760 horas
Disponibilidade Ofertada = 99,7% | Indisponibilidade = 0,03%
8760 / 0,997 – 8760 = 26,359 horas de indisponibilidade.
8760 – 26,359 = 8.733,641 horas de disponibilidade.
Concluímos que esse Link deve estar disponível “online” 363 dias e 21 horas e 38 minutos e 46 segundos para estar dentro do SLA ofertado e contratado.
Mas SLA é um índice que pode medir e regular diversos parâmetros de um contrato, e o calculo pode ser mais simples, por exemplo;
Um serviço de atendimento de urgência, que após acionado o prestador tem até um determinado tempo para atender a solicitação. e se não atender nesse prazo, o servidor está desrespeitando o SLA contratado.
Devo levar em consideração o SLA na contratação de Link Dedicado?
Com certeza ! Mas como sabemos internet não é tudo igual e também devemos saber que Link Dedicado ou IP Dedicado também não é tudo igual.
Sempre que estamos contratando um serviço de conectividade como o Link Dedicado, devemos observar os parâmetros como o SLA que está sendo contratado.
Se não, corremos o risco de estar contratando um serviço com um valor mensal menor, porém que entrega anualmente menos tempo de serviço disponível, e um nível menor.
Por exemplo a operadora “X” oferece;
- Link Dedicado de 100 Mbps, FullDuplex, com um SLA de 99,5% de disponibilidade e com um tempo de recuperação (MTTR) de até 6 horas.
Já a ITS Online Telecom oferece;
- Link IP Dedicado de 100 Mbps, FullDuplex, com um SLA de 99,7% de disponibilidade e com um tempo de recuperação (MTTR) de até 4 horas.
Podemos dizer que os serviços são iguais? Que entregaram o mesmo resultado?
A resposta é não!
O serviço da ITS Online Telecom tem um SLA melhor, entrega mais disponibilidade!
E em caso de alguma falha temos um tempo de recuperação menor. Ou seja, levaremos menos tempo para solucionar o problema e reestabelecer o Link.
A ITS Online Telecom pode me ajudar?
Claro!
Podemos sem custo analisar seu contrato de link dedicado atual, e então orientar se esse nível de serviço atende sua demanda.
Entre em contato aqui!